Mergulho em Curaçao: O Guia Definitivo

Mergulho em Curaçao: O Guia Definitivo

Conheça os melhores pontos para mergulho em Curaçao e tudo o que você precisa saber.

O mergulho em Curaçao é uma das atividades mais praticadas na ilha. Não é à toa, o país é rodeado de águas cristalinas e vida marinha abundante e colorida.

Na superfície, você vai se deparar com pessoas de snorkel em quase todas as praias. 

Seja de snorkel ou cilindro, é certo que embaixo d’água você vai encontrar lindos corais, ampla variedade de peixes e até as tartarugas que adoram aparecer nas fotos dos mergulhadores. 

Mergulho em Curaçao
Foto: Alcides Falanghe

Mergulho em Curaçao 

O lado oeste da ilha é a melhor região para a prática do esporte, a visibilidade chega a 30m. Em geral os pontos de mergulhos em Curaçao possuem praticamente a mesma diversidade.

Porém, alguns contam com características próprias. Como recifes de corais diferentes e esponjas peculiares.

Além disso, em Curaçao há paredões quase que verticais, ideais para quem gosta de se aventurar, e outros mais rasos como se fosse uma piscina natural. Outros pontos bem legais são os de naufrágio, um dos mais conhecidos é o cargueiro Superior Producer. 

Muitas praias da ilha oferecem lojas de mergulho com equipamentos e saídas de mergulhos para iniciantes (open water) e avançados. Porém, se você é mais experiente e possui uma dupla que também saiba tudo de mergulho autônomo, a ilha adere ao conceito  “diving freedom”. Ou seja, você tem liberdade para mergulhar 24 horas, saindo das praias. 

Mergulho em Curaçao: O Guia Definitivo

Onde mergulhar em Curaçao

O país conta com vários locais de mergulho e que podem fazer parte do seu roteiro. Selecionamos pontos mais famosos de mergulho em Curaçao para colocar no roteiro:

The Mushroom Forest

Um dos pontos mais conhecidos em Curaçao. Com o passar do tempo, as formações de corais cresceram e se tornaram parecidas com cogumelos, originando o nome do local. Todos esses “cogumelos” abrigam diversas formas de vida, de lagostas à seres quase microscópicos. Vale a pena ficar de olho.

O Vale

O Vale fica situado entre dois recifes paralelos. Nesta área a vida marinha é abundante, você pode encontrar com tubarões, peixes-papagaios e outras espécies tropicais. 

Alice no país das Maravilhas

Também conhecido como Playa Kalki, este é um dos pontos mais populares da ilha. O local apresenta muitos recifes de corais em forma de cogumelos e várias espécies de peixes. Alice no país das Maravilhas é indicado para mergulhadores iniciantes e também profissionais. 

Mergulho em Curaçao: O Guia Definitivo

Beacon Point

Com profundidade de 30 metros, o Beacon Point tem a maior formação de corais de pilares em todo o mar do Caribe. Mergulhando neste ponto você vai ver barracudas, garoupas e valetes. Porém, o local tem correntezas e por isso é indicado para mergulhadores experientes. 

Canto do Inferno

Apesar do nome, o ponto é uma delícia de conhecer. Ele conta com esponjas tubulares, corais cerebrais, cabeça de cogumelos, barracudas e as nossas adoradas tartarugas marinhas. 

Kabayé and Small Wall

Este ponto têm uma das esponjas mais peculiares da ilha, a esponja orelha de elefante. É bem legal de conhecer e vale a pena o mergulho.

Mergulho de Jan Thiel 

O  Livingstone Jan Thiel Resort oferece, além de outras comodidades, a oportunidade de mergulhar com seu próprio centro de mergulho PADI. É ideal para quem não conhece muito bem sobre mergulhos, já que instrutores fazem parte do passeio. 

Mergulho em Curaçao: O Guia Definitivo

Mergulhos Curaçao Naufrágios

Os mergulho entre os naufrágios de Curaçao são atrações para quem é mais aventureiro e gosta de mergulhos mais completos.

Superior Producer

Este local abriga um dos naufrágios mais famosos da ilha, o Superior Producer. Ele está no mar caribenho desde 1978, a 30 metros de profundidade.  Este é um local de mergulho para mergulhadores experientes (avançados). Além disso, não está aberto o ano todo. Por isso, vale a pena checar com uma operadora de mergulho local.

Mergulho em Curaçao: O Guia Definitivo

Saba

Outro ponto de naufrágio para explorar é o Saba, um rebocador que afundou há algum tempo. A casa da roda se foi e o convés está se deteriorando, mas fornece estrutura de recife e abriga uma grande variedade de vida marinha.

The Crash

Se você estiver realmente interessado em encontrar os restos do antigo avião que caiu aqui, é melhor mergulhar neste local com um Operador de Mergulho certificado em Curaçao. Um pedaço de uma asa e algumas outras partes ainda podem ser avistadas, se você souber o que procurar, mas a maioria das peças agora são pedaços de metal cobertos de coral. 

Tug Boat

O Tug Boat é um pequeno rebocador afundado nas águas de Curaçao e que pode ser conhecido tranquilamente. Eles está a 5 metros de profundidade e possui bastante vida marinha ao redor dele.

Roteiro de Mergulho Personalizado 

Uma dica para conhecer os pontos de mergulhos que mais tenham a ver com você é falar com a Val. Ela é uma brasileira que mora na ilha  e trabalha como concierge em um dos melhores resorts de Curaçao, o Sunscape. A Val ajuda os brasileiros que vão para o país fazendo roteiros personalizados. 

Com ela, você consegue ter indicações de pontos de mergulho, loja de equipamentos de mergulhos e também as melhores empresas que oferecem excursões e cursos para quem quiser. 

Para falar com a Val, basta você mandar WhatsApp para +599 9 681 4893 ou um email para contato@dicasdecuracao.com . Também não deixe de seguir o perfil do instagram @dicasdecuracao

Ver essa foto no Instagram

📍Playa Canoa 🏄🏼‍♂️ . Localizada na parte norte da ilha… A praia é um belo cenário onde de um lado tem uma pequena faixa de areia, com o mar mais tranquilo, e do outro uma costa rochosa e o mar mais agitado, por esse motivo ela é maisfrequentada por surfistas. . Para visita-la você precisará de um carro, pois fica longe da estrada e por este mesmo motivo sugiro que tenha cuidado com seus pertences, principalmente se deixa-los à vista dentro do carro. Não fique assustado, é somente uma recomendação 😉 infelizmente em qualquer lugar do mundo temos que ter esse cuidado. . . . ✔️ Existe outra forma de conhecer esse outro lado da Ilha… . Passando a foto para o lado você verá as fotos do @lucasramosmendes e da linda @rosiane_v_mendes em um quadriciclo… Sim, é possível fazer um passeio radical e divertido para conhecer esse lado da Ilha mais deserto, passando por vários pontos diferentes com lindas paisagens. . . Quem topa essa aventura? 🤩

Uma publicação compartilhada por Dicas de Curaçao (@dicasdecuracao) em

Ilhas ABC

Curaçao possui duas ilhas vizinhas, Aruba e Bonaire. As três juntas formam o ABC Caribenho, ou as Ilhas ABC, e podem ser conhecidas em uma mesma viagem, isso porque há voos locais entre as ilhas com duração de no máximo 30 minutos.

Cada ilha tem o seu charme e característica própria. Aruba é uma ilha mais agitada e influenciada pela cultura Americana. Bonaire é mais voltada para os amantes de mergulho. Já Curaçao é uma ilha com bastante cultura, praias lindas e influência holandesa.

Ficou interessado em conhecer as Ilhas ABC que fazem parte do mar do caribe? Então clique aqui e leia mais sobre o ABC caribenho.

Um pouquinho sobre Curaçao

Curaçao é a maior ilha do ABC caribenho e é cheio de encantos. Além de muita beleza natural, o país possui uma grande história ser contada e conhecida por quem o visita. 

A ilha já passou pelo domínio das antigas Antilhas Holandesas e por isso possui características específicas. Uma delas são os prédios coloridos e de arquitetura holandesa da capital, Willemstad

O idioma oficial é o Holandês, mas a língua nativa é o Papiamento, que é uma mistura de diversos idiomas. Mas, você também pode se comunicar por meio do Inglês ou Espanhol. 

As praias são divididas entre públicas e particulares, as mais conhecidas são Kenepa Grandi, Mambo Beach, Cas Abao e Jan Thiel. Porém, além de mar e sol você também pode conhecer alguns pontos famosos. Como Rif Fort, Ponte Queen Emma, Museu Kura Hulanda e o Sea Aquarium.  Veja mais no post o que fazer em Curaçao.

As opções de hotéis em Curaçao são grandes e excelentes. Você vai encontrar hospedagens que vão do luxo ao econômico, além de resorts all inclusive. Você pode ler mais sobre onde ficar em Curaçao neste post completo. 

Willemstad, vista da ponte flutuante e prédios coloridos.
Gostou das nossas dicas de Mergulho em Curaçao?

Continue lendo sobre Curaçao:

Compras em Curaçao: As Lojas que você precisa conhecer

Como viajar para Curaçao: As dicas para anotar

É preciso visto para Curaçao? Confira a documentação necessária

Sunscape Resort Curaçao: Vale a pena se hospedar por lá?

No Comments

Post A Comment