Carnaval em Curaçao: Como são as festas na ilha

Já pensou em combinar a alegria do Carnaval com uma viagem ao paraíso? Descubra o Carnaval de Curaçao.

 

No Brasil o que não falta é empolgação para o Carnaval. É muita alegria, vivacidade, música e festejo. Porém, não é só aqui no Brasil que a festa rola solta. O Carnaval em Curaçao é cheio de cores, ritmos, sabores caribenhos e praias paradisíacas que encantam quem visita a ilha. 

Se a sua data de viagem ao destino caribenho está marcada para o começo de Março, já pode esperar se deparar com as ruas dando show em vida, danças e fantasias.

Porém, não vá esperando bagunça e zona. O Carnaval em Curaçao é perfeito para famílias. As ruas são tomadas pelos desfiles e ritmos, que agitam todas as idades: de crianças pequenas à idosos. 

Se você trocar o Axé para curtir um carnaval com ritmo caribenho, Curaçao é uma excelente opção de viagem. Nós contamos tudo sobre essa época neste destino do Caribe aqui neste post.

 

Carnaval em Curaçao: Saiba Tudo Sobre as Festas na Ilha

Carnaval em Curaçao: Saiba Tudo Sobre as Festas na Ilha

 

 

Como é que o Carnaval foi parar em Curaçao?

Tradicionalmente, a data se deve a um ritual católico que representa o marco inicial da quaresma. Os bailes com máscaras e músicas foram criados na Europa, por volta do século XVII  e tomaram conta de outros países também. Assim como o Brasil e Curaçao.

O carnaval costuma ser comemorado no começo de Março no país. E a data é uma das mais atrativas para você conhecer Curaçao. O clima da ilha além de ser quente, é também festivo.

Mas, antes de saber como é o Carnaval em Curaçao, entenda um pouco mais sobre a ilha caribenha.

 

Como são as Festas do Carnaval em Curaçao

O Carnaval em Curaçao tem muita cor e calorosidade, isso é certo. Além disso, muitas comemorações são feitas ao ar livre. Após a abertura do evento, os grupos de carnaval se juntam e dançam pelas ruas.

Estes grupos saem às ruas com bandas musicais e abadás para que o público, principalmente os turistas, possam se identificar com a equipe.

Além do carnaval de rua, as escolas promovem festas ao ar livre e fechadas com o intuito de arrecadar dinheiro para entrar na Gran Marcha, que é o grande desfile de Curaçao.

Assim como nos bailes tradicionais, o Carnaval em Curaçao envolve concurso e alguns personagens que não podem faltar. Como por exemplo,  a competição de escala de beleza para eleger o rei e a rainha do Carnaval.

A rainha do carnaval tem uma simbologia muito importante no Carnaval caribenho, ela representa a Mãe Terra, além da fertilidade e paz. Já o rei é considerado infértil e representa a má sorte e pecados. Ao fim do carnaval é feito um rei de palha e queimado. O último personagem desta grande festa é o Príncipe e Pancho que caracteriza a energia movimenta do Carnaval.

Há dois principais desfiles no país. Um deles é a Gran Marcha e o outro é a Marcha di Despedida do Carnaval, que acontece dois dias após o primeiro. Esses dois eventos contam com carros alegóricos, fantasias, cores e muita animação caribenha. 

 

Festival Tumba no Carnaval em Curaçao

O festival Tumba também é um evento muito importante para o Carnaval em Curaçao. Ele começou no século passado e hoje é uma festa musical com quatro dias de duração.

Bandas e músicos locais se aprestam para ganhar a competição da música eleita como Marcha Anual do Carnaval e também ser selecionada como a canção do Tumba. Quem ganha é homenageado como o Rei da Tumba.

As pessoas adoram ir ao Tumba. Isso porque ele é como uma espécie de espetáculo e conta com muita cerveja, comida e diversão para quem quiser.

Se você vai fazer parte do Carnaval em Curaçao, separamos algumas dicas importantes.

  • O percurso dos grupos sempre passam por Otrobanda, mas varia de ano para ano.
  • Não esqueça de levar sua câmera e celular para fotografar e filmar as festas de rua.
  • Você pode participar das festas e danças muito pelas ruas da Ilha.
  • Por conta do calor, é sempre bom passar protetor solar e levar uma garrafinha de água.

 

Além do Carnaval, o que fazer em Curaçao?

Se você está se perguntando o que fazer em Curaçao em pouco tempo, saiba que opções incríveis não faltam. Além das praias paradisíacas, existem diversos passeios para conhecer, que passam de museus, restaurantes com sabores do caribe, a compras isentas de impostos na capital Willemstad.

Fizemos uma lista com as atrações imperdíveis na ilha, com mais detalhes dentro do post o que fazer em Curaçao. Aqui vai um resumo para anotar:

 

  • Praia de Kenepa Grandi
  • Forte de Curaçao
  • Klein Curaçao (veja mais detalhes no post Klein Curaçao)
  • Praia de Porto Mari
  • Passeio de barco no pôr do sol
  • Mambo Beach ou Seaquarium
  • Praia Cas Abao

Sunscape Curaçao: Tudo sobre o all-inclusive da ilha

 

Tudo o que você precisa saber para viajar a Curaçao

Curaçao é uma ilha marcada pelas belezas naturais. É um destino onde é possível curtir durante todo o ano. As praias são fantásticas e encantadoras. 

A ilha de Curaçao já fez parte da colônia holandesa e por isso você encontra muitos traços e lojinhas que representam o país nórdico.

A herança holandesa também ficou no idioma. A língua oficial de Curaçao é o holandês. Além disso, quem mora em Curaçao fala inglês, espanhol e o famoso papiamento.

 

Conheça a Val

Se você quer conhecer lugares que tenham tudo a ver com o seu perfil, a dica é falar com a Val! Ela é uma brasileira que mora na Ilha e trabalha como concierge em um resort.

Por conhecer muito bem o local, a Val ajuda brasileiros que vão para Curaçao montando roteiros personalizados e agendando os melhores passeios para a sua viagem. Você pode entrar em contato com ela pelo email  contato@dicasdecuracao.com ou pelo Whats App: +599 9 681 4893

 

Se quiser mais ajuda com seu roteiro e viagem, escreva para a Val através do

WhatsApp+599 9 681 4893 ou e-mail contato@dicasdecuraçao.com

 

Onde se hospedar em Curaçao

Além de ótimas praias, restaurantes e lugares para conhecer, Curaçao têm ótimas opções de hospedagens luxuosas e outras com um bom custo-benefício.

Você pode ler mais sobre as nossas dicas de hospedagem no post onde ficar em Curaçao. Lá, fizemos uma seleção de nossos hotéis prediletos na ilha, que cabem no bolso de quem quer economizar ou procura algo mais luxuoso.

Além disso, damos um destaque para o Sunscape Curaçao Resorts, o All Inclusive predileto entre os brasileiros. Além de ter uma praia privativa, o resort oferece todas as mordomias para os hóspedes. Inclusive, a concierge Val que já deixa a vida dos brasileiros arrumada mesmo antes deles chegarem na ilha.

Entre em contato com a Val pelo email contao@dicasdecuracao.com ou pelo Whats App: +599 9 681 4893

Onde ficar em Curaçao

Sunscape Curaçao

 

Onde encontrar passagens baratas para Curaçao

As Companhias que voam para Curaçao saindo de São Paulo são as seguintes: Avianca, Copa e American Airlines. Não há voos diretos em nenhuma das empresas. Fizemos um post sobre como encontrar sua passagem para Curaçao das principais cidades brasileiras, pagando baratinho :).

Ah, e se fizer escala no Panamá ou Colômbia não se esqueça da vacina contra febre amarela. Veja mais detalhes no post Ilha de Curaçao: Como planejar sua viagem.

 

Não esqueça de fazer seu Seguro Viagem

O Carnaval em Curaçao conta com muita gente na rua e turistas. Por isso, é sempre bom se prevenir e ter um seguro viagem antes de ir para Curaçao. Alguns planos cobrem despesas médicas e possíveis problemas com carro alugado.

Você pode escolher o melhor plano pelo SegurosPromo, que faz uma comparação de preço entre as seguradoras.

 

É preciso alugar um carro para Curaçao?

Outra curiosidade é que Curaçao é o maior país entre as Ilhas ABC. Por isso, a melhor opção é alugar um carro para se locomover.

Para não ter dor de cabeça, nós indicamos reservar o carro pela RentalCars, uma plataforma que te mostra o carro com melhor custo-benefício. Além disso, você pode pagar em até 12x sem juros, sem IOF e em reais. É a única plataforma no mercado hoje que oferece essas condições. #FicaADica.

Veja mais no post Aluguel de Carro em Curaçao.

 

No Comments

Post A Comment