Bonaire: O Guia definitivo da ilha

Bonaire: O Guia definitivo da ilha

Quer conhecer o paraíso dos mergulhadores?

Descubra Bonaire, a ilha caribenha com o Parque Marinho mais antigo da região.

 

Bonaire é uma das melhores ilhas para mergulho do mundo. A ilha fica ao norte da costa da Venezuela e pertinho de Aruba e Curaçao (15 minutinhos de voo).  É a menor das Ilhas ABC, sendo um destino turístico ainda pouco explorado. 

A ilha foi descoberta pelos espanhóis em 1499, porém passou pelas mãos de diversos governos. As antigas Antilhas Holandesas tomaram Bonaire e fizeram dela um importante apoio de base naval durante as guerras. Porém, em 1800 a ilha passou a ser governada por piratas franceses e ingleses, mas depois de dezesseis anos perderam para as Antilhas Holandesas novamente. Em 2010, Bonaire se tornou um município pertencente aos países baixos.

 

A Ilha de Bonaire

As águas cristalinas azul turquesa em Bonaire são simplesmente deslumbrantes.  A maioria das atividades são voltadas para o mergulho, isso porque a ilha tem um dos Parques Marinhos mais conservados do mundo. Lá, os mergulhadores podem entrar nos pontos demarcados por pedras amarelas direto da praia. É só estacionar o carro, se equipar e cair na água. 

Porém, Bonaire oferece muito mais. São atrações que agradam todos os gostos e perfis.  Windsurfe, kitesurfe, pesca, trilhas, praias e passeios à cavalo são só algumas das atividades da ilha. 

A infraestrutura do local é muito boa, então pode ficar tranquilo que você não vai passar apuros! Praias como LacBay possuem restaurante, centro de atividades aquáticas e uma praia linda para passar o dia. Além disso, a ilha conta com hospedagens que vão do sofisticado e all inclusive até o mais econômico.

A população não é muito alta, são cerca de 15 mil habitantes e que são muito receptivos.

 

Clima

Para quem tem medo de furacão, não precisa ficar preocupado. Bonaire é uma ilha que está fora da rota de furacões. Além disso, faz calor durante quase todo o ano, o que é ótimo para visitar a ilha quando quiser.

A época de chuva é entre Outubro a Dezembro. Mas isso não atrapalha a sua viagem, as chuvas são escassas. A temperatura média da ilha é de 28 c, por isso aposte em roupas leves na mala.

 

Documentos

Bonaire no Caribe não exige visto para os brasileiros. Você apenas precisa de um passaporte válido. Porém, dependendo de onde for a sua conexão é necessário apresentar visto, como nos Estados Unidos. A certificação de vacina amarela também é exigida por alguns países de conexão, entre eles Panamá e Colômbia.

Cheque quais são os documentos exigidos pelo país onde você vai fazer escala, para evitar dor de cabeça.

Bonaire: O Guia definitivo da ilha

Mergulho em Bonaire

A ilha possui um dos mais antigos Parques Marinhos do mundo. Por conta disso, Bonaire é conhecida como o paraíso dos mergulhadores. 

Mas é verdade que Bonaire vem se transformando. Hoje, a capital Klajendijk recebe diversos cruzeiros diariamente – tornando a cidade mais turística.  A ilha já foi mais indicada para mergulhadores, isso porque a maior parte  das atividades de Bonaire costumavam ser em torno do mergulho. Porém, atualmente, recebe visitantes de todos os perfis.

De qualquer modo, Bonaire continua com seus mais de 86 pontos de mergulho, sendo 60 deles acessíveis pela costa. Esses pontos são em maioria identificados por uma pedra amarela. 

Bonaire é tão importante em questões ligadas ao mergulho, que os visitantes precisam ter noção de alguns termos de uso da prática. Como, por exemplo, o pagamento obrigatório de uma taxa para o Parque Marinho de Bonaire para poder mergulhar. 

Tudo isso vale muito a pena, a REEF (Fundação para a Educação do Meio Ambiente Coralino) registrou mais de 460 espécies de peixes nas águas de Bonaire. Os recifes de corais da ilha começam bem perto da orla. Além disso, o mergulho é ilimitado e pode ser feito 24h por dia.

Bonaire: O Guia definitivo da ilha

Bonaire o que fazer

Além dos mergulhos, Bonaire possui outras atividades que podem ser curtidas durante a sua viagem. Listamos os principais pontos que devem fazer parte da sua listinha de roteiros.

Parque Nacional de Washington Slagbaai: O Washington Slagbaai National Park é muito lindo e vale a visita. Ele abrange cerca de ⅕ da ilha e possui muita beleza natural e praias por perto.

LacBay: uma das melhores praias para a prática de Windsurf. Os melhores profissionais da área gostam de treinar no local. Além disso, a praia tem infraestrutura para outros esportes aquáticos como caiaque e snorkeling.

Salinas: Um lugar imperdível para uma passadinha. São montanhas de sal em pleno Caribe que deixam a água ao redor rosada e forma um visual imperdível.

Klein Bonaire: Uma ilhazinha que fica a 1,2 km de Bonaire e que é muito gostosa. Lá estão as praias mais lindas da região e é um excelente lugar para snorkeling. Porém, só é possível chegar por meio de barco.

Krajendijk: a capital de Bonaire é uma delícia para passar o fim da tarde e também curtir a da vida noturna da ilha. Tem uma arquitetura com traços holandeses, além de lojas, restaurantes e bares.

Bonaire: O Guia definitivo da ilha

Bonaire – onde ficar

Além de ótimos pontos para mergulho e muita beleza natural. Bonaire contém excelentes hospedagens para todos os gostos. Elegemos para você algumas opções de hotéis:

 

Bellafonte Luxury Oceanfront Hotel: Para quem quer ficar em um hotel de luxo, o Bellafonte é um dos melhores da ilha. Ele possui acesso fácil ao recife de coral de Bonaire e também um píer privativo onde os hóspedes descansam.

 

All Inclusive Divi Flamingo Beach Resort: é perfeito para quem procura uma hospedagem com bom custo-benefício e que tenha sistema all inclusive. A propriedade dispõe de praia privada, casino e piscina ao ar livre.

 

Tropical Inn: Se você preferir um hotel mais econômico o Tropical Inn é duas estrelas e uma escolha muito boa. O hotel contém piscina ao ar livre e é uma gracinha.

 

Gostou de conhecer mais sobre Bonaire, reverse o seu hotel pelo booking clicando aqui. Conheça mais sobre o as ilhas ABC caribenhas neste post aqui.

LEIA MAIS:

O que fazer em Curaçao: As Principais Atrações da Ilha

Aruba ou Curaçao? Qual escolher para a sua viagem

Onde ficar em Curaçao: Conheça os principais hotéis da ilha

Hoteis em Aruba: Nossas recomendações

 

No Comments

Post A Comment