Aruba ou Curaçao? Descubra a ilha perfeita para o seu perfil

Aruba ou Curaçao? Descubra a ilha perfeita para o seu perfil

 

Quer fazer uma viagem paradisíaca e está em dúvida entre Aruba ou Curaçao? Separamos para você as principais características de cada ilha para você escolher sua predileta.

 

Aruba e Curaçao são duas ilhas caribenhas vizinhas colonizadas pelos holandeses, e ficam ao norte da Venezuela. Ambos os países possuem praias de água azul turquesa e uma abundante beleza marinha. A diferença é que Aruba é uma ilha que tem um estilo mais americano, enquanto Curaçao contém mais traços holandeses. Porém, os detalhes não param por aí.

O ideal é integrar uma viagem para conhecer as duas ilhas, já que ficam super próximas uma da outra. Se quiser estender um pouquinho mais, pode conhecer todas as Ilhas ABC e já incluir Bonaire no roteiro.

Porém, se você ainda está na dúvida sobre Aruba ou Curaçao, aqui vai algumas informações para você escolher: 

 

Aruba ou Curaçao?

1) Tudo o que você precisa saber sobre Aruba

História

Aruba é uma ilha que inicialmente foi habitada por índios que sobreviviam da pesca. Porém, em 1499 o espanhol Alonso de Ojeda junto com alguns exploradores descobriram a região. A partir de então, cerca de 150 anos depois, Aruba foi tomada pelos países baixos.

Como a região possuía minas de ouro, a mineração fez com que Aruba começasse a ter uma movimentação econômica. No século XX essas minas foram extintas. Em 1986, Aruba foi a primeira das Antilhas Holandesas a deixar de ser colônia e tornar-se depende autonomamente do Reino dos Países Baixos. 

O idioma oficial de Aruba é o Holandês. Mas pode ser que você se depare com uma língua desconhecida, isso porque o idioma local de Aruba é o papiamento. Mas os moradores também falam inglês e espanhol.

Documentação

Para  visitar Aruba não é preciso ter visto. Apenas com o passaporte e RG é possível entrar no país. Mas, é preciso verificar o país de conexão para Aruba. Isso porque, alguns países exigem o visto, como os Estados Unidos e certificação de vacina contra febre amarela.

 

Clima

Aruba é uma ilha que pode ser visitada durante o ano todo. A temperatura média da ilha é de 27ºC. A época de chuvas é entre Outubro e Dezembro, mas elas costumam ser escassas e não estragar demais a viagem. Não há rota de furação no país, o que é uma boa notícia para quem tem medo.

 

Moeda

A moeda utilizada em Aruba é o Florim Urubano. Porém, o dólar americano circula livremente no país. Vale lembrar que se você fizer conexão nos Estados Unidos é bom levar cerca de US$ 500,00, porque na Imigração eles costumam perguntar sobre a quantia de dinheiro que está levando. É possível usar o euro também em Aruba, mas não são todos os lugares que aceitam.

É possível fazer saque de florim urubano em caixas eletrônicos de Aruba. O saque feito só será pago quando vier a fatura do seu cartão de crédito. Nessa fatura vai vir o valor do saque e a taxa de IOF.

 

Locomoção

Ter dor de cabeça é o que a gente menos quer em uma viagem para um lugar maravilhoso. Por isso, ter conhecimento de como se locomover no país que pretende conhecer é muito importante.

Ainda que o transporte público seja bom em Aruba, ele não tem acesso a todos os lugares. É muito provável que você não vai ficar restrito apenas no centro da cidade e vai querer visitar lugares mais distantes. De ônibus, isso pode ser complicado.

Os táxis são boas opções, mas é preciso avaliar que às vezes o gasto com o transporte sai a mesma coisa que com o aluguel de carro. O carro é a melhor alternativa para andar em Aruba. A ilha não é muito grande e por isso com o carro você leva vantagem e pode conhecer diversos locais em mais de um dia. Além disso, o conforto e flexibilidade de caminhos e rotas é muito melhor com o carro.

Um lugar muito bom para alugar carro é pela RentalCars, que é uma plataforma que faz um comparativo entres diversas locadoras e você pode escolher a melhor opção para a sua necessidade. É uma boa dica para você não ficar gastando tempo entrando em diversos sites de locadoras para alugar carro.

 

Hospedagem

Aruba é uma ilha que tem hospedagens para todos os gostos. O local mais indicado para ficar é em Palm Beach,  lá é onde se concentram os melhores hotéis. Por lá, você garante fácil acesso para lojas e restaurantes. A capital Oranjestad possui poucos hotéis, fica perto do aeroporto, mas não é o local favorito dos viajantes.

Palm Beach é uma região que faz muito sucesso por conter as melhores redes de hotéis e ser próxima da praia. Além disso a vida noturna também é mais agitada do que nas demais regiões de Aruba.

Eagle Beach é um boa localização para hospedagem em Aruba também. Tem praia e restaurantes e é um tanto parecida com Palm Beach.

Separamos algumas opções de hospedagem em Aruba para você.

 

All Inclusive Holiday Inn Resort Aruba – Beach Resort & Casino

Para quem quer ficar em um hotel luxuoso e com sistema All Inclusive, o Holiday Inn Resort Aruba é uma ótima opção. Ele é pé na areia o que proporciona muito mais conforto para os hóspedes que querem tranquilidade.

Além disso, tem piscina ao ar livre, parquinho infantil e um spa para descansar depois de um dia de passeios por Aruba. 

O Resort ainda oferece uso gratuito de bicicleta para quem gosta de andar pela região e instalações de esportes aquáticos. Com as belezas naturais de Aruba, é possível praticar mergulho ao redor da propriedade.

Aruba ou Curaçao? Descubra a ilha perfeita para o seu perfil

Divi Village Golf and Beach Resort

Se você quer um hotel para descansar e aproveitar, pode apostar no Divi Village Golf and Beach Resort. Ele tem infraestrutura excelente para deixar a sua viagem ainda mais gostosa. O campo de Golfe é um dos preferidos dos amantes do esporte.

O café da manhã não está incluso, mas a propriedade oferece restaurantes deliciosos para os hospedes. Além disso o resort tem piscina ao ar livre, quadra de tênis, atividades para crianças e mergulho para quem quer conhecer a vida marinha de Aruba.

Aruba ou Curaçao? Descubra a ilha perfeita para o seu perfil

Little Cactus Apartments Aruba

O Little Cactus Apartments é uma boa escolha para quem quer procura uma hospedagem com melhor custo-benefício. A propriedade fica a cerca de 2,3 km de Palm Beach e possui apartamentos que são uma gracinha e confortáveis.

Todas as acomodações têm terraço e cozinha equipada para quem preferir preparar refeições no hotel, o que é ótimo para quem tem criança. Porém, não são todos os apartamentos que possuem ar-condicionado e área de estar.

Aruba ou Curaçao? Descubra a ilha perfeita para o seu perfil

Passeios

A ilha de Aruba é conhecida por ser mais americanizada que Curaçao. Possui muitos traços que lembram os Estados Unidos, por isso muita gente gosta de fazer compras pela região. Além de shoppings, o país tem pontos que devem fazer parte da sua listinha de lugares para conhecer em Aruba.

 

Selecionamos os principais passeios que você deve fazer em Aruba.

  • Palm Beach: Palm Beach é uma das praias mais badaladas e movimentadas de Curaçao. A água  da praia é cristalina e rende boas fotos para o seu álbum de viagem. É um ponto que certamente deve ser visitado durante os dias em Aruba

 

  • Eagle Beach: Vizinha de Palm Beach, Eagle Beach é uma praia menos movimentada e que possui uma beleza natural encantadora. É também nesta praia que os turistas costumam conhecer a famosa árvore divi-divi.

 

  • Centro de Oranjestad: A capital de Aruba é ótima para um dia de compras. Ela contém bastante lojas conhecidas, shoppings e restaurantes. Além disso, há alguns pontos que demonstram resquícios da arquitetura holandesa.

 

  • Baby Beach: Esta praia é deliciosa as águas são calmas e quentinhas. É ótimo para visitar com crianças.

 

Para quem indicamos uma visita a Aruba

Aruba é uma ilha que pode fazer parte de qualquer tipo de viagem. Famílias, casais e amigos adoram conhecer o local. O país possui atividades para todos os tipos de pessoas e de qualquer idade. É uma ilha mais americanizada e possui excelentes lojas para compras.

 

 

2) Tudo o que você precisa saber sobre Curaçao

 

História

Curaçao é um país que já pertenceu as antigas Antilhas Holandesas. Por conta disso a Ilha é cheia de traços europeus. No centro de Curaçao tem vários predinhos coloridos com arquitetura holandesa, assim como lojinhas com peças holandesas. É um charme!

Willemstad, capital da Ilha, é dividida em duas regiões por uma ponte flutuante Queen Emma, que abre para a passagem de navios. Uma delas é Punda e a outra é Otrobanda.

Os nativos de Curaçao sabem falar quatro línguas. Isso porque o idioma oficial é o holandês, mas a língua local é o papiamento. Não precisa ficar preocupado se você não souber falar nenhum desses dois idiomas. Dá para se comunicar pelo inglês e espanhol.

 

Documentação

Assim como para Aruba, a documentação para viajar para Curaçao não é muito complexa. Mas é sempre bom checar na hora de comprar passagem, para evitar dor de cabeça.

Para os brasileiros é apenas necessário apresentar o passaporte e ainda é permitido permanecer no país por 90 dias. Já pensou ficar três meses descansando neste paraíso?

Mas, é muito importante ressaltar que dependendo de onde for a sua conexão, como por exemplo Estados Unidos, é preciso ter visto em mãos. A certificação de Vacina Amarela é exigida em países como Bogotá e Panamá.

Você pode ler mais sobre passagem aérea para Curaçao neste post.

 

Clima

Se você quer sol e calor, a ilha caribenha de Curaçao é perfeita para sua viagem. A temperatura média do país é de 27 graus. Apesar da época de chuva ser entre outubro e fevereiro, dificilmente você vai se deparar com chuvas muito fortes. Às vezes pode aparecer alguma nuvens mais escuras e fechadas, mas normalmente elas passam rapidamente.

Se você tem medo de furacão, não precisa tirar Curaçao da sua lista de países para conhecer. Isso porque a Ilha está fora das rotas de furacões. Ainda bem, né?

 

Moeda

O Florim das Antilhas Holandesas é a moeda oficial de Curaçao. Mas é possível utilizar o dólar americano por todo o pais, ele circula livremente. Não é muito comum, mas alguns hotéis e restaurantes aceitam euro. Para não ter erro, opte pelo florim ou dólar.

Nos principais centros do país você pode utilizar o caixa eletrônico, ele te dá a opção de sacar dinheiro em dólar ou florim. Para colocar gasolina é aceito apenas dinheiro em espécie. Outra coisa que vale lembrar, é que normalmente o troco é feito em florim.

 

Locomoção

Curaçao é a maior que Aruba e por isso é preciso tomar muito cuidado na hora de planejar a viagem. O país tem muitas praias que por vezes não são tão próximas, normalmente os turistas visitam mais de uma em um dia e por isso é um pouco complicado depender do transporte público.

Isso porque o transporte público não alcança todos os lugares possíveis de frequentar. Alugar um carro é a melhor opção para se locomover na ilha. O carro te dá uma flexibilidade maior e melhor conforto.

Você pode alugar um carro pela plataforma da RentalCars, que faz um comparativo entre as locadoras e te oferece diversos carros para você escolher o com melhor custo-benefício. Clique aqui e reserve o seu carro.

 

Hospedagem

As opções de hospedagem da ilha são incríveis. Você encontra hotéis com melhor custo benefício, assim como resorts luxuosos com praia privada e cassino.

Você pode reservar o seu hotel pelo Booking, que é uma plataforma que faz uma curadoria dos hotéis de Curaçao.

Separamos três opções de hospedagem legais para você.

 

Sunscape Curacao Resort Spa & Casino All Inclusive

Para quem procura luxo o Sunscape é uma excelente opção, ele conta com serviço all-inclusive e muito conforto. Os quartos são espaçosos e decorados com roupas coloridas, no clima caribenho.

O resort conta com piscina ao ar livre, sauna e serviço de spa para os hóspedes e noivas. Além disso o Sunscape Curaçao tem praia privativa e é pé na areia. O hotel fica a 8 minutos de carro do centro de Willemstad.

Aruba ou Curaçao? Descubra a ilha perfeita para o seu perfil

Hilton Curaçao

O Hilton Curaçao é um bom hotel que oferece conforto e luxo. Isso porque ele é pé na areia, proporcionando mergulho de cilindro e snorkel para os hóspedes. Além disso é possível andar de caiaque e aproveitar da praia privativa.

A propriedade conta com dois restaurantes, dois bares, um café e lojinha para presentes. O Hilton tem uma piscina ao ar livre e academia para quem gosta de manter o foco mesmo na viagem. As acomodações têm varanda privativa com vista para o mar ou da ilha.  A decoração é clean e aconchegante. O centrinho de Curaçao fica a 5 minutos de carro do Hilton Curaçao.

Aruba ou Curaçao? Descubra a ilha perfeita para o seu perfil

Marazul Dive Resort

Para quem quer ficar hospedado em um local mais em conta, o Marazul Dive é uma boa opção de hospedagem em Curaçao. Ele é uma gracinha e é beira-mar, muito gostoso. Além disso ele possui piscina ao ar livre e é possível realizar mergulho com snorkel e cilindros no local.

Você pode se hospedar em apartamentos, bangalôs ou estúdios com vista para o mar ou para a montanha. Todos as acomodações possuem ar condicionado, wi fi e uma cozinha totalmente equipada se você preferir preparar alguma refeição.

Aruba ou Curaçao? Descubra a ilha perfeita para o seu perfil

Passeios

Os passeios de Curaçao maravilhosos e quase todos voltados para a beleza natural do País. Isso porque a ilha caribenha possui mais de 30 praias que podem ser conhecidas pelos turistas.

Veja algumas opções de passeios que separamos para você:

  • Klein Curaçao: É uma praia maravilhosa que fica a duas horas de barco de Curaçao. O trajeto é um pouco longo, porém recompensador. Você pode ler mais sobre Klein Curaçao neste post aqui.

 

  • Kenepa Grandi: A praia pública de Kenepa Grandi é uma das mais queridas dos moradores e turistas. A água é cristalina e forma um verdadeiro paraíso na ilha Caribenha.

 

  • Mambo Beach: É nesta praia de Curaçao que a maior parte dos jovens se concentram. Durante a noite o agito costuma ser por ali. Há muitos clubes de praias que possuem DJ.

 

  • Sea Aquarium: O aquário de Curaçao é muito frequentado pelos visitantes, principalmente por proporcionar interação com os golfinhos.

 

Para quem indicamos Curaçao. 

Curaçao é uma ilha indicada para quem gosta de natureza e quer conhecer tirar fotos paradisíacas. O clima do país é muito quente e com poucas chuvas. Por isso, as praias são o ponto forte de Curaçao. A ilha é indicada para famílias, amigos e casais.

 

Conheça a Val

A Val é uma brasileira que mora em Curaçao e trabalha como concierge de um resort da ilha. Ela é uma ótima indicação para te ajudar na viagem. Ela cria roteiros personalizados para você e auxilia no agendamento de passeios.

Para falar com ela é bem simples! É só mandar um email para contato@dicasdecuraçao.com ou pelo WhatsApp +599 9 681 4893

 

Afinal, Aruba ou Curaçao?

Ambas as ilhas ficam localizadas ao norte da Venezuela. O clima é calor durante o ano todo. Ambas falam a mesma língua e possuem belezas naturais. O que diferencia uma da outra são algumas características. Aruba é uma ilha mais americanizada e com a vida mais agita. Já Curaçao é mais calma e possui muitos traços europeus.

O legal é fazer uma viagem para conhecer as duas ilhas. Há voos internos de Aruba para Curaçao. O tempo de voo é de no máximo 30 minutos e tem algumas companhias locais que fazem essas viagens. Para conhecer bem as duas ilhas, indicamos que separe pelo menos 10 dias de viagem.

 

Gostou de Aruba ou Curaçao? Conta para nós qual ilha é a sua preferida.

 

Para reservar o seu hotel em Aruba ou Curaçao é só clicar aqui e reservar pelo Booking. Para falar com a Val envie um email no contato@dicasdecuracao.com ou um WhatsApp +599 9 681 4893

No Comments

Post A Comment